Cerimónia baptismal e matrimonial digna de registo
Fotos: José Rodrigues
Os pais aguardaram o dia do seu casamento para baptizar sua filha “Ter amigos é ter fortuna” Poderá ser um velho ditado mas para mim foi um alicerse onde construí toda a minha vida. Uma vida que aceleradamente se aproxima dos setenta anos de existência.
Edgar, Carina, Jennifer, Carlos e Leila
Eu não quero acreditar que isso seja verdade, pois ainda tenho vívida a imagem da minha adolescência que apesar de vivida muito limitadamente, no que concerne a bens materias, foi feliz e sonhadora:
José Rodrigues, Carina Rodrigues e Natércia Rodrigues
Feliz, por ter tido amigos com os quais cresci e ainda mantenho o elo que nos ligou enquanto crescíamos, e pessoas de um nível social muito superior ao meu que acreditaram nas minhas capacidades me deram a mão e me fizeram o homem que hoje sou. Sonhadora, porque imaginava uma carreira sacerdotal com a qual haveria de ser útil à sociedade que então me parecia tão complexa. E era, porque enquanto não atingi os meus 25 anos de idade, essa mesma sociedade tentou destruir a minha trajectória contribuindo assim para o possível desmoronamento de um começo de vida que me parecia tão promissor. Mas naquele tempo, filho de pobre não poderia ascender ao pedestal que se jugava só pertencer aos befejados pela sorte. Acabei por me desgostar e vir à procura de novos horizontes num país que me abriu as portas, acolheu-me de braços abertos e fez-me parte da sua sociedade, incondicionalmente, sem preconceito de níveis sociais ou materiais.
Familiares, convidados e amigos à saída da casa dos noivos
E foi aqui que continuei a construir o tal grupo de amigos cujos alguns já pereceram e outros dispersaram por este imenso globo que cada vez, imaginavelmente, se torna mais pequeno graças às novas tecnologias.
Linda Magalhães, Avelino Teixeira e Carolina Maria
Foi graças a elas que vim encontrar, através do jornalismo, dois amigos pelos quais nutro muito respeito e uma grande admiração. São mui dignos de tais sentimentos meus: Natércia e José Rodrigues. São ambos naturais da Ilha do Arcanjo, mas de descendências provenientes de diferentes localidades geográficas portuguesas. Ela do Alentejo e ele do Arquipélago Açoreano. Vivem há muitos anos em Montreal e ambos são grandes artistas.
Natércia Rodrigues e o cantor Alex Câmara
Natércia é Pintora e Jornalista, e o José Fotógrafo Profissional. Pessoas dotadas de excelentes qualidades humanas que souberam construir um lar onde reina a compreensão familiar, paz e harmonia. Juntos originaram a vinda de três filhos: Jorge Taveira Rodrigues casado com Patrícia Fogagnolo com quem teve Giuliano Fogagnolo Rodrigeses, Carlos Taveira Rodrigues casado com Jennifer Andrade e Carina Taveira Rodrigues jovem Senhora de delicada postura e considerável trato, cúmplice da razão porque redijo desta minha crónica que não tem pretensões de ser o relato biográfico de uma família mas sim de um acontecimento.
A noiva vai entrar no Limosine que a levará à igreja
O facto é que eu e minha esposa Carolina Maria fomos convidados para assistir ao casamento da outra filha da Natércia e do José Rodrigues; a Carina Taveira Rodrigues com Edgar Martins dos Santos no dia 17 de Julho de 2010.
Família Magalhãs: Katelline, Linda e Miguel
Depois de alguns zigue-zagues e desvios itinerários por fim com a ajuda do nosso bom amigo José Rodrigues, chegámos à residência deste na Sexta-Feira à noite. A casa estava cheia de amigos e convidados que haviam vindo de longe inclusivamente de Vancouver. Refiro-me ao meu amigo de longa data e excolega das cantigas Jorge Henrique Rodrigues, mais conhecido na Ilha Terceira por Santana e sua esposa Maria da Conceição Santos.
Slideshow Adiaspora.com
Permanecemos durante três noites no andar da Avozinha Cipriana mãe da Natécia. Uma anciã natural do Alentejo com um passado glorioso e atormentado em certos aspectos mas que nem por isso lhe retirou o humor e o gosto pela vida. Apesar da sua bonita idade, passa uma grande parte do seu tempo sentada na sua varanda envidraçada, algumas vezes lendo, outras vezes contemplando as plantas e os pássaros que a visitam e procuram as migalhas de pão que ela lhes dá. É ali, que na maioria das instâncias, ela escreve os seus poemas te teor inquisitivo, humorístico e romântico. Na Ilha de S. Miguel, foi professora de instrução primária e conheceu o marido com quem viveu até que ele sucumbira. Chegada a Montreal, como qualquer emigrante desprovido de bens financeiros, lançou-se ao trabalho e foi costureira durante muitos anos até que a idade de aposentação chegou. Actualmente divide os seus dias pelo Alentejo seu berço natalício, e Montreal cidade a que se habituou e onde vive feliz junto à sua família.
Edgar Taveira Rodrigues e Carina Taveira Rodrigues
Dela faz parte a sua menina Carina que ela ajudou a levar ao Altar-Mor da Igreja de Saint Ambroise sita no 1215 da Beaubien East, na cidade de Montreal. Esta igreja, arquitetonicamente majestosa, revestiu-se pomposamente para receber o jovem casal Carina e Edgar que iam reafirmar, perante o Oficiante Padre Carlos Dias, o seu ardent e mútuo amor e conscientemente jurar fedilidade um pelo outro.
Leila Rodrigues
Fizeram-no na presença da sua bebé Leila que naquele dia passou a chamar-se Leila Rodrigues dos Santos.
Leila recebendo o Sacramento do Baptismo
Ela parecia voar na sua indumentária branca própria para quem vai receber o sacramento do baptismo. Que cenário maravilhoso!: os pais unem-se no sacramento matrimonial e a filha no baptismal.
Padre Carlos Dias beija a bebé Leila Rodrigues na presença de sua mãe Carina Taveira Rodrigues,
e de seus padrinhos Jennifer Andrade e Carlos Taveira Rodrigues
A cena desenrola-se no mais alto teatro sacrossanto perante um numeroso grupo de fieis amigos que se prezaram de testemunhar um procedimento louvável que para além de ser um enlace matrimonial era também sinónimo da responsabilidade de quem por amor originou a fecundidade de um ser humano e assumuiu a responsabilidade do seu acto. Um sentimento que nos dias de hoje parece ter-se ausentado de alguns jovens que ao dar conta da gravidez das suas companheiras ignoram a sua responsabilidade e afastam-se. As cerimónias decorreram na maior religiosidade imposta pelo Sacerdote que me deixou profundamente impressionado pelo seu carisma e postura. Um sacerdote contemporâneo que sabe, de uma forma apaziguadora, agradar aos paroquianos mais enraizados nos tempos antigos do Clérico.
Os noivos pousam para uma fotografia com seus parentes e convidados, frente à Igreja de Saint Ambroise
Terminada a cerimónia, os noivos foram para o parque para tirar as fotos de apraz e nós caminhamos para casa da Avozinha Cipriana para descansar um pouco. O quarto de cama, que desfrutávamos, era muito confortável e pela janela, voltada para o Ocidente, entrava uma aragem refrescante que logo trouxe chuva consigo. Naquela paz de facto apetecia dormir. Mas logo chegaram os nossos amigos pois a chuva interrompeu a sessão de fotografias.
Edgar e Carina aguardam a cerimónia do seu casamento
Entretanto, a hora chegou para irmos juntos para a recepção que teve lugar no Embassy Plaza em Chomedey, Laval, Quebec.
A família vinda dos Estados Unidos, Luís Melo, Elsa Melo, Eric e Amanda Melo, pousa ao lado dos primos Carina Taveira Rodrigues, Edgar Martins dos Santos, Jannifer Andrade e Carlos Taveira Rodrigues
No foyer, enquanto os noivos não chegavam, fomos tratados com uma enorme variedade de acepipes e vinhos deliciantes enquanto conversávamos amenamente com os outros convidados.
(legenda) Edgar seu irmão e padrinho Virgílio Martins dos Santos e Carina com sua cunhada e madrinha Jennifer Andrade
Logo após a chegada do chamado Brydal Party, procedeu-se então, de uma forma organizada e ordeira, à recepção enquanto simultaneamente entrávamos no requintado salão decorado a preceito de uma forma como antes ainda não tinha tido o ensejo de apreciar.
Salão Embassy Plaza em Laval,
Quebec, onde se realizou o banquete matrimonial
Porque é imperativo, vou apenas comentar o bom gosto e criativide de quem transformou o salão num autêntico paraíso, porque a foto relatará o resto .
Após o jantar abundante e servido meticulosamente, ouviram-se algumas canções pelo responsável desta crónica e pelo comunicativo e impressionante jovem cantor Alex Câmara que, como sempre, com o seu seu ar ilegante e gracioso, despertou uma grande curiosidade entre os convidados deixando-os alegres e bem dispostos.
Alex Câmara e Avelino Teixeira
O som era do simpático e dinâmico Jimmy Faria que também, incansavelmente, deu ar à sua contagiante alegria através das cantigas que interpretou. Era mesmo assim que tinha que terminar o enlace matrimonial da Carina Taveira Rodrigues com Edgar Martins dos Santos e a entrega à Igreja Cristã do seu anjinho primeiro, Leila Rodrigues dos Santos.
Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas: